16/02/2019 às 02:57

Onde nascem as inspirações?

624

Vamos Falar de referências, influências e inspirações. Tem uma frase que gosto muito que diz assim:

"Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou"  - Ansel Adams

Sempre que puder, quero trazer por aqui algo que me inspire de alguma forma. As vezes temos claro de onde vem uma influência ou referência, mas por vezes somente anos depois nos damos conta que absorvemos um pouquinho do que consumimos (visualmente ou não).  

Em 2012 tive a oportunidade de visitar uma exposição do Caravaggio no MASP. Me impressionou bastante e me causou grande impacto visual esta exposição. Pude perceber como características marcantes no trabalho do Caravaggio: Cores quentes, primeiro plano bem iluminado com fundos escuros, ambivalência e contrates. Além de temas bíblicos, retratava também pessoas “comuns” e aspectos cotidianos sem grandes idealizações.

Podemos ver também, a influência desta estética de Caravaggio no cinema, abaixo dois exemplos de diretores de fotografia que admiro: Robert Richardson (Apocalyspe Now) e Vittorio Storaro (Bastardos Inglorios).

E aqui, algumas fotografias minhas, de diferentes assuntos, em que percebo o quanto pude absorver dessas obras.  Me agrada muito este primeiro plano em jogo de luz e sombras.

"A influência, docilmente maliciosa, exerce poder direto sobre o processo de criação. Altera raízes e modifica personalidades inteiras em vários âmbitos da existência. É inegável e duradoura."

O mundo a nossa volta está cheio de referências, influências e inspirações que nos afetam de uma forma ou de outra.

E você, tem observado o que te inspira e te influência?

-

@rebarbosa

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp